Estádio Antonio Guimarães

Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães A inauguração festiva da Praça de Esportes do União Agrícola Barbarense F. C. aconteceu em 22 de maio de 1921, com o jogo União 3x1 Concórdia de Campinas. O primeiro do jogo oficial do União realizado em seu Estádio foi em 18 de dezembro de 1921, quando o União perdeu por 1 a 0 para o Guarani de Campinas.

Em 2 de outubro de 1938, foi aprovada a proposta do presidente (em exercício) Benedito Lopes Teixeira para a denominação oficial da Praça de Esportes de "Antonio Guimarães". No dia 18 de dezembro do mesmo ano, o clube inaugurava a placa denominativa de PRAÇA DE ESPORTES "ANTONIO GUIMARÃES", como homenagem póstuma ao ex-presidente unionista (1920/1931) que se tornou desde então o "Patrono" do clube. Procedeu-se a entrega das obras de muramento da frente da Praça Esportiva e aconteceu o lançamento da pedra fundamental para a construção da primeira arquibancada coberta.

Com festa, os vestiários para o time da casa, time visitante e para a arbitragem foram inaugurados no dia 8 de janeiro de 1950, construção em alvenaria, atrás do gol da Rua 13 de Maio, o da entrada do Estádio.

No dia 1º de novembro de 1954 o então presidente Jarbas Pedroso conseguiu junto à "Usina Santa Bárbara" passar a Escritura da área de terra onde foi construído o Estádio de Futebol para o clube. O Estádio passou a ser sua propriedade de forma oficial.

Com jogo festivo entre União e Ferroviária de Araraquara, vencido pelos visitantes por 2 a 1, em 24 de maio de 1967 aconteceu a inauguração oficial dos refletores do estádio unionista.

Com ajuda do Prefeito Ângelo Giubbina, o Estádio foi ampliado, ganhando o setor de arquibancadas de concreto das gerais, no prolongamento da Rua José Benedito Teixeira. Com jogo festivo - União 0 x Nacional de São Paulo 0 - no dia 26 de maio de 1968, as novas arquibancadas foram inauguradas.

Em 5 de março de 1994 o Estádio foi reaberto após relocação do gramado e obras de construção de arquibancadas (metálicas) atrás do gol da Rua 13 de Maio, onde antigamente existiam os vestiários, os primeiros do estádio (os vestiários definitivos, os atuais, se localizam sob o único setor coberto de arquibancadas).

No dia 1º de fevereiro de 1995 aconteceu, antes de amistoso internacional - União 2 x Seleção Olímpica da Coréia do Sul 4 - a inauguração dos novos modelos de cadeiras cativas do estádio.

Atendendo recomendações da Federação Paulista de Futebol, o União seguiu ampliando seu Estádio e no mês de dezembro de 1995 aconteceu a entrega das obras de construção de mais dois lances de arquibancadas (metálicas), na ampliação da capacidade de público do Estádio.

O Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães fica nos altos da Rua 13 de Maio, nº 1.269, na Vila Aparecida, em Santa Bárbara d'Oeste, e tem capacidade de público para quase 15 mil pessoas, conforme medições da Federação Paulista de Futebol.

Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães Pela primeira vez em sua história, o União Barbarense disputou a divisão de elite do estadual – o "Paulistão" – no ano de 1999, quando foi o campeão "simbólico" do interior, terminando em 6º lugar na classificação geral, abaixo apenas do campeão Corinthians e dos demais grandes do futebol paulista.

Inseriu em seu distintivo três estrelas, que representam seus três títulos de campeão no profissionalismo: em 1967 (venceu a 2ª Divisão de Acesso do Campeonato Paulista); em 1998 (venceu o principal divisão de acesso do Campeonato Paulista); em 2004 (venceu a Série C do Campeonato Brasileiro); por um único ano, em 2005, o clube disputou a Série B do mesmo Campeonato Brasileiro.

Localização do Estádio Antonio Guimarães

Fonte: João José Bellani – Jornalista e historiador do esporte barbarense
Foto: CEDOC/Fundação Romi

TimesPV
16 BAR 23 6
17 CAP 22 5
18 RPR 19 4
19 MOG 17 5
20 UAB 13 4
CLASSIFICAÇÃO COMPLETA
CAP Capivariano
6x0
União Barbarense UAB
23/04/2017 (domingo) - 16h00 Arena Capivari
UAB União Barbarense
0x4
XV de Piracicaba XV
15/04/2017 (sábado) - 16h00 Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães
TABELA COMPLETA
Cromatic Agência Digital